Uma jornada de estudo em comemoração do 80º aniversário do Prof. Stefano Zamagni, promovida pela Escola de Economia Civil realizada no Polo EdC Lionello Bonfanti. Reflexões em uma atmosfera de viva gratidão por colegas, estudantes, empresários.
por Paolo Loriga
Publicado na revista Città Nuova em 18/01/2023
Sua grande generosidade para com os estudantes foi a primeira qualidade do economista Stefano Zamagni lembrada por colegas e estudantes. Em seguida, sua visão interdisciplinar que identifica o seu trabalho foi destacada. E mais uma vez o sentimento de responsabilidade social que o caracteriza. Assim começou o dia de estudo para celebrar o 80º aniversário (4 de janeiro de 1943) do Prof. Stefano Zamagni em uma atmosfera de viva gratidão por parte de colegas, estudantes, empresários e operadores do Terceiro Setor.
"A vocação do economista civil" foi um título feito sob medida para tal encontro, promovido no dia 13 de janeiro pela Escola de Economia Civil, da qual Zamagni é presidente do comitê científico. A Escola está sediada no Polo Empresarial Lionello Bonfanti, na Itália. Duas mesas redondas pontuaram as discussões, descrevendo quem é o estudioso Zamagni e o que aconteceu com aqueles que o conheceram.
Prof. Zamagni, como está um grande economista agora com 80 anos de idade?
«Ele está bem, porque ficou satisfeito com a viagem que iniciou desde os anos de sua juventude universitária, mas acima de tudo ele está bem porque espera ver pelo menos concluída a primeira etapa de uma viagem que começou há cerca de um quarto de século e que deu origem ao projeto de economia civil. Lembro sempre quando, por ocasião da concessão da cidadania honorária a Chiara Lubich pela cidade de Rimini, fui chamado - eu sou de Rimini - para entregar a chamada Laudatio. Isso foi há cerca de vinte anos».
O que aconteceu?
«Naquela ocasião falei com Chiara Lubich sobre a economia civil e ela, que nunca havia estudado economia, me impressionou muito, pois ela havia compreendido exatamente o coração deste paradigma, tanto que disse: 'Bem, mas a Economia de comunhão é uma expressão da economia civil". Sempre me lembrarei destas palavras. O que significa que primeiramente em sua mente e depois em seu trabalho havia a ideia de que o testemunho cristão no mundo de hoje não pode ocorrer apenas dentro das igrejas, nos oratórios, mas deve, antes de tudo, dizer respeito a duas esferas, a da política e, acima de tudo, a da economia. E esta sua ideia me deu força para continuar, apesar das dificuldades de vários tipos, como você pode facilmente imaginar».
As celebrações de hoje demonstram que a semeadura deu frutos...
«A minha alegria nesta celebração não é tanto celebrar os últimos anos, mas olhar para frente e assegurar que a Universidade Sophia se torne o verdadeiro gerador do pensamento pulmonar nesta área. Até agora, por várias razões, isto não foi possível. Mas esta é a minha aspiração. É uma espécie de pacto com Jesus».
De fato! Em que consiste o pacto?
«Eu pedi a Jesus que, antes de morrer, Ele me mostrasse que isto pode se tornar realidade, porque a economia civil precisa de um pulmão cultural. E esta só pode ser a Universidade Sophia. O fato de esta celebração ocorrer aqui no Polo Lionello o não é uma coincidência. E esta é também uma forma de dar nova vida ao projeto da Economia de Comunhão que está indo bem. Obviamente, entre altos e baixos, como sempre acontece, mas é preciso um pensamento orientado para a ação».
Cosa aveva intuito da giovane che sarebbe successo nella sua vita? O que evocê intuiu que aconteceria em sua vida em sua juventude?
«Tive a sorte, imediatamente após a graduação, de ir para Oxford para estudar mais, onde fiquei por quatro anos. Lá eu tinha como professores (eles eram então chamados de supervisores) pessoas de altíssimo nível. Lembro-me de John Hicks, ganhador do Prêmio Nobel, Amartya Sen, outro ganhador do Prêmio Nobel. Mesmo assim, percebi que a maneira então atual de fazer teoria econômica não era adequada para interpretar as necessidades daqueles que, como no meu caso, tendo uma formação católica, notaram que havia uma dissonância. Porque o paradigma da economia política que tem sua matriz, eu diria mesmo teológico, no protestantismo - e que tem méritos inquestionáveis - não estava de acordo com o que a Igreja Católica estava ensinando. Então me perguntei: "Como é possível que uma realidade como a da Igreja Católica, espalhada por todo o mundo, possa andar de mãos dadas com tal abordagem econômica?»..
O que fez você começar a sua pesquisa?
«Eu encontrei, quase por acaso, como todos sabem agora, a economia civil, na forma que todos a conhecem hoje, ligada à obra de Antonio Genovesi, Nápoles 1753. A descobri por acaso, porque até então - e estamos na segunda metade dos anos 1790 - ninguém, mas ninguém, e para dizer que eu havia me formado na Universidade Cattolica de Milão, jamais havia mencionado a economia civil. E dizer que Antonio Genovesi, o primeiro professor de economia do mundo, foi um abade. Portanto, ele não era qualquer um. No entanto, houve uma grande remoção e ainda hoje me pergunto por que as universidades católicas e pontifícias nunca sentiram a necessidade de recuperar esse tipo de abordagem. Talvez num futuro próximo eu tenha a resposta».
Professor, como a economia mundial está mudando?
«A economia mundial está mudando drasticamente, mesmo que não nos demos conta disso com frequência. E isto é resultado daqueles fenômenos de proporções epocais que são a globalização, a quarta revolução industrial, que significa inteligência artificial, e a agora manchada difusão do singularismo. Uma palavra que ainda não circula na Itália, mas que em outros lugares, a começar pelos meios de comunicação de massa, já vem sendo falada há algum tempo».
Explique um pouco...
«O singularismo nasceu oficialmente em 2008 e é a forma extrema de individualismo. Muitas vezes me dizem que há muito individualismo. Eu respondo: "Talvez". Porque o individualismo, mesmo com todas as suas limitações, tinha uma âncora, ou seja, o indivíduo tinha que fazer parte de algo, de uma família, de um grupo, de uma comunidade, e era chamado de individualismo de pertencimento. O singularismo é o extremo do individualismo e leva à ruptura de relações. Existe apenas o indivíduo. Quem sofre com isso? Os jovens, que estão cada vez mais tristes. Mas é claro! Se eu prego que você deve, para afirmar seu ego, cortar suas relações com sua família, com a Igreja, com isto e aquilo, é claro que a angústia existencial, a indiferença e a solidão que se seguem são inevitáveis».
Como você vê o destino do capitalismo neste século XXI?
«O capitalismo tem sido definido como o parasita do cristianismo. Não esqueçamos que o capitalismo nasceu em um período histórico particular, o século seiscentos-oitocentos, mas dentro da matriz cultural cristã. Nas outras matrizes, na Ásia, na África, o capitalismo nunca existiu. Portanto, representa um desvio. De fato, as escolas de pensamento franciscanas (1400-1500) dão à economia de mercado uma certa direção, que é a do bem comum. Quando chegamos ao final do século XVII e XVIII na Inglaterra e depois em outros lugares, o desvio ocorre, ou seja, o bem comum é substituído pelo bem total. Porque o bem total significa a lógica do lucro a qualquer custo. Portanto, o único objetivo da ação econômica é o lucro. A base cultural do capitalismo encontra sua síntese na frase de Hobbes "Homo homini lupus" (O homem é um lobo para o homem). Portanto, hoje estamos em uma situação em que todos estão percebendo seus erros. Recentemente, ganhadores do Prêmio Nobel como Angus Deaton, Joseph Stiglitz, Geroge Akerlof, escreveram que "o sofrimento que sofremos é culpa do pensamento econômico dominante».
Que papel pode desempenhar a economia civil?
«Neste momento, a ação da economia civil torna-se particularmente importante, pois representa a alternativa. De fato, a suposição antropológica da economia civil é "Homo homini natura amicus" (cada homem é, por natureza, amigo de outro homem). Que é exatamente o oposto do 'Homo homini lupus'. É por isso que tenho razões para acreditar que não vai demorar muito até que esta mudança ocorra».
A economia civil, a Economia de Comunhão, a Economia de Francisco são realmente novas fronteiras para o futuro da economia?
«Penso que sim, mas não tanto pelos nossos próprios méritos, mas sim pelos deméritos dos outros. Porque o paradigma predominante é aguado por todos os lados. Os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia dizem que sim. O recente artigo de Angus Deaton se intitula "O fracasso da economia é uma conseqüência do fracasso da ciência econômica?" Até 35 anos atrás havia outra alternativa ao capitalismo, era a economia marxista. Mas hoje ninguém mais abandona o caminho revolucionário. Portanto, é evidente que a alternativa ao atual estado de coisas não é outra senão a economia civil. É claro, no entanto, que isto não significa que tudo já esteja feito. Devemos arregaçar as mangas e começar a derivar da abordagem da economia civil toda uma série de teorias, modelos e práticas. As boas práticas são importantes. Vejamos o mundo do Terceiro Setor italiano, por exemplo».
Vamos dar uma olhada por um instante...
«Nunca antes tivemos um Terceiro Setor cheio de trabalho voluntário, cooperativas sociais, empresas sociais, e assim por diante. Tudo isso expressa a necessidade de introduzir no mercado uma pluralidade de formas de empresas que produzem renda, não apenas a redistribuem, mas com uma lógica diferente e um objetivo final diferente. Este é o conceito de biodiversidade. E isto está acontecendo em parte. Pensemos em empresas beneficentes, elas são chamadas de "sociedades beneficentes" na Itália. São empresas capitalistas que mudaram seus estatutos e colocam no topo do estatuto a afirmação de que o lucro não é o único objetivo de fazer negócios. Na Itália, já são 2500. Isto diz que muitos percebem agora que o caminho percorrido até agora, especialmente em relação às questões ambientais, não é mais perseguível».
Feliz aniversário, Prof. Zamagni!