O empresário da EdC de Dubai, Abdullah Al Atrash, compartilhou conosco uma experiência que teve nas ruas do Cairo, onde visita regularmente seus "amigos"
por Abdullah al Atrash
Como todos os dias, caminhei sozinho por alguns dos bairros mais pobres do Cairo. Agora tenho muitos amigos lá e fui visitá-los, comer com eles em suas casas, conversar, tomar chá e fumar um cigarro juntos. Caminhei cerca de 20 km durante o dia para ir até lá e outros 20 km a pé para voltar ao hotel. Convidei alguns amigos muçulmanos e cristãos para jantarem juntos e eles me convidaram.
Um dia, quando eu estava caminhando, duas crianças me pararam: uma de 8 anos e seu irmão de 6. Elas me perguntaram se eu queria comprar pipoca delas.
Perguntei se frequentavam a escola e elas disseram que não, que trabalhavam e vendiam pipoca. A mãe delas vende frutas em uma banca na estrada e o pai é mecânico nas proximidades. Elas têm outros irmãos e irmãs que estudam e trabalham.
Elas olharam para mim e eu vi seus olhos. Duas crianças muito pequenas carregando uma caixa de papelão com cerca de trinta sacos de pipoca. Não consigo descrever aquele olhar nem compreender o impacto que ele causou na minha mente. Um impacto muito profundo, mas que não consigo processar em um nível psicológico.
Então, eu disse a elas que precisava de todos os sacos de pipocas
para comê-los com meus amigos e os comprei. Paguei a elas, em moeda egípcia, uma quantia equivalente a seis meses de seu trabalho. Peguei a caixa de pipocas e as comi junto com vários amigos adultos pobres e suas famílias. Também comi um pacote com um chá e uma Pepsi diet.
Um povo bom, pacífico, pobre, cansado, mas com sua própria dignidade. Falei com eles em árabe sírio e também em sírio misturado com o dialeto egípcio. Às vezes, diretamente no dialeto egípcio e só. E os ajudei economicamente, respeitando sua dignidade.
E isso, como eu disse, eu fazia todos os dias, de cinco a seis horas por dia. Uma vez eu estava cansado e peguei um táxi para voltar.
Eles me ajudaram e eu os ajudei, vivemos juntos e conversamos sobre nossas vidas e até brincamos, contamos piadas, assistimos a alguns filmes juntos em suas TVs modelo dos anos 80. E assistimos a alguns jogos do Ahly, que está disputando a Liga dos Campeões dos times africanos.
O olhar daqueles dois irmãozinhos eu verei na próxima vez que for ao Cairo, que será daqui a dois meses e ficarei mais uma semana. Agora estou de volta a Dubai e escrevo do meu escritório onde trabalho.