Escola Internacional de Verão 2015

Onde nascem os novos empresários de EdCpor Antonella Ferrucci

do Relatório EdC 2014-2015, sobre "Economia de Comunhão - uma nova cultura" n.42 

N42 Pag. 12 Antonella ferrucci autoreHá alguns anos, como uma parte fundamental do "projeto jovens" EdC, são realizadas pelo mundo Escolas Internacionais de EdC. Embora diferentes entre si, as escolas se revelam inevitavelmente como um lugar onde nascem novas e verdadeiras vocações para a economia de comunhão e novos empresários de EdC. Serão os lugares que as acolhem(as Mariápolis do Movimento dos Focolares) ou o cuidado com que elas são projetados e feitas? O fato é que elas  criam um ambiente único que deixa nos jovens, quando voltam para casa, a vontade de viver para algo grande e a certeza de não estarem sozinhos sonhando com um mundo diferente. As faces dos jovens participantes que você vê nesta página confirmam isso. Sobre a Escola de EdC realizada em Nairobi em maio passado, já escrevemos na edição anterior do informativo EdC (julho de 2015). Agora, gostaríamos de dizer algo sobre as escolas de verão.

Praga (República Checa), 24-28/08/2015: Vamos criar o nosso futuro! Ele está em nossas mãos!

65 jovens de 16 países diferentes participaram da 4ª Escola Europeia de Verão EdC (depois de Lisboa, Madrid, Paris), realizada no Centro Mariápolis de Vinor, perto de Praga. Pela primeira vez participaram jovens da Rússia e Coreia do Sul; foram bem representados os países da Europa do Leste com os jovens da Ucrânia, Polônia, República Checa, Eslováquia, Croácia, Macedônia e Albânia. 60% dos jovens não conheciam a EdC, muitos vieram através do financiamento de um projeto europeu e paramuitos deles a EdC foi uma descoberta fascinante. Apenas duas impressões: "Passei a melhor semana da minha vida. Se alguém tivesse me dito antes o que eu viveria, eu não teria acreditado"; "Eu não era um de vocês, mas agora talvez eu seja."

N42 Pag 12 Scuole Edc Praga 02 rid

Vargem Grande Paulista - SP (Brasil), 26-30/10/30: Conectar sonhos, difundir uma nova cultura

N42 Pag 12 Scuole Edc Brasile 04 ridA Mariápolis Ginetta acolheu 50 jovens do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Guatemala, México e Cuba, acompanhados por uma dezena de empresários. Dois momentos foram importantes: uma visita a São Paulo, para ver as desigualdades que afetaram Chiara Lubich em 1991, iniciada com um passeio pelas ruas elegantes da cidade, e

depois com uma visita às crianças do Projeto Social Afago e um programa, na mesma sala onde tudo aconteceu em 1991, com o vídeo da "bomba" de Chiara, com o lançamento da EdC. Pouco depois, Armando Tortelli, um pioneiro da primeira geração de empresários EdC, anunciou aos jovens a disponibilidade dos empresários presentes em segui-los individualmente na realização de seus sonhos, no que foi chamada de "Operação de um por um". A emoção na sala era palpável. Após a entrega dos certificados, cada jovem contou seu sonho, chamando um empresário disposto a segui-lo. Uma impressão muito forte é que agora existe na América Latina uma segunda geração de EdC que corre ao lado da primeira.

Saiba mais em:  http://www.edc-online.org/br/vamos-estudar/cursos-de-verao.html

Siga-nos:

Alessandra Smerilli

11-03-2019

Na mesa com... por Paolo Bricco - publicado em Sole24ore, 10/03/2019 Tradução de Moisés...

11-03-2019

Na mesa com... por Paolo Bricco - publicado em Sole24ore, 10/03/2019 Tradução de Moisés...

A economia do dar

A economia do dar

Chiara Lubich

«Ao contrário da economia consumista, baseada numa cultura do ter, a economia de comunhão é economia da partilha...

Leia mais...

As tirinhas de Formy!

As tirinhas de Formy!

Conheces a mascote do site Edc?

O dado das empresas

O dado das empresas

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!