Uma produção verdadeiramente real

por Catherine Sallier

Catherine_Sallier_ridde "Economia de Comunhão - uma nova cultura" n.35 - Encarte da revista Città Nuova n.11 - 2012 - junho 2012

Há 30 anos sou apicultora profissional na província do Ardèche, na França. Das minha abelhas recolho o mel e pólen, e um produto menos conhecido, a geleia real. No início da primavera, uma jovem colega, Céline, me procura, muito preocupada, dizendo-me que perdeu todas as suas abelhas durante o inverno, e perguntando-me se eu poderia fornecer-lhe dez colônias para produzir a geleia real. Um pedido por demais exigente porque a geleia real é um produto raro e caro, obtido de enxames de abelhas especiais, que precisam de muito trabalho, altamente técnico e que devem ser administrados de um modo diferenciado, mas um número restrito de colônias é suficiente para obter bons resultados.

As minhas abelhas também estão num estado ruim e hesito em dar-lhe uma resposta. Gostaria de ajudá-la, mas terei as abelhas necessárias? Tem mais uma incógnita: um enxame é uma colônia não ainda em produção; não tem como saber o seu potencial e, na primavera, precisa ainda de cerca de seis semanas para estar no ponto de produzir, enquanto a estação de produção da geleia real dura menos que quatro meses. Céline, por outro lado, me propõe trabalhar comigo de maneira a financiar os enxames de abelhas que lhe fornecerei.