Ecos da Assembleia EdC de São Paulo

Latino-americanas, mulheres, empresárias. Duas contribuições eficazes de quem vive a cultura da comunhão na administração.

de "Economia de Comunhão - uma nova cultura" n.34 - Encarte da revista Città Nuova n.23 - 2011 - dezembro de 2011

Líder e profeta

Gruppo_Colombia_ridEm São Paulo, mesmo se eu estava tocada pela atmosfera sobrenatural entre muitas pessoas de todas as partes do mundo, no início não conseguia entender a real novidade da EdC. Concordo, ela propõe dividir os lucros em três partes – uma para os pobres, uma para a formação e uma para reinvestir na empresa –, todas propostas já presentes no comércio equo, na responsabilidade social, na formação contínua e nas obras sociais de muitas empreas: qual, então, a novidade?

Entendi depois do primeiro dia. A novidade está na única resposta da EdC a toda pergunta do empresário: «Para amar»; mas como viver esse “amar” trabalhando numa economia voltada ao ter?
Naqueles dias compreendi que eu deveria praticar esse “amor” antes de tudo na minha vida de empresária, ficando numa contemplação permanente – isso mesmo: contemplação – fazendo com que Ele habite em mim por todos os meios, como a Eucaristia.

Além daquelas que eu já acompanhava, vieram à minha mente outras atividades viáveis sob o modelo de um amor concreto, incluído no produto ou serviço oferecido, voltado aos trabalhadores, aos clientes, fornecedores, à concorrência; um amor que se transmite sem palavras, que transforma: amar, amar, amar… Esta é a minha profissão. O empresário arrisca na EdC também de maneira divina, é um criativo por excelência que usa os talentos naturais e aqueles conquistados com os estudos e com a experiência, conjugando-os com uma vida coerente e contagiante baseada no Evangelho. É um líder e profeta ao mesmo tempo, que iniciou um verdadeiro caminho de santidade.  Gabriela Bejar (Arequipa, Colombia)

Nos planos de Deus

A minha empresa distribui remédios e outros produtos para hospitais no Paraguai e tenho o desejo de difundir no mundo da economia a igualdade, a honestidade e Armando_e_Liz_rida ética do projeto EdC. Li no Noticiário EdC as experiências de uma empresa do Brasil que trabalhava no nosso setor, a Prodiet. Gostaria de ter trabalhado com eles, mas faltava-me a coragem para inicar um relacionamento; já aderia ao Movimento dos focolaes, e pensei de me aproximar deles por essa estrada, mas não me pareceu o melhor modo.

Finalmente em 2009, mandei um e-mail qualificando-me somente como empresária, querendo entender se estava nos planos de Deus uma colaboração comercial com a Prodiet: para minha surpresa, tive uma resposta imediata que manifestava interesse.

Depois de estudos aprofundados e muitos e-mails, marcamos um encontro em  Curitiba, onde a Prodiet tem sua sede, e lá encontrei Gabriel Tortelli, um dos filhos do fundador. Após uma revisão cuidadosa dos termos do contrato, Gabriel me sugeriu um encontro com o pai, Armando, para apresentar-lhe a minha empresa e explicar as razões do meu interesse pela empresa deles. Naquele momento, tive a  coragem de dizer que eu aderia à EdC e que havia anos que eu queria colaborar com eles: quando o encontramos, Armando confessou que há anos queria trabalhar no Paraguai porque tinha ouvido falar de uma empresária EdC que trabalhava no mesmo setor. Demo-nos conta, então, que aquilo que estávamos começando, ainda antes dos nossos, estava nos planos de Deus. Maria Liz Cabral (Paraguay)

Siga-nos:

16-10-2019

O grito da Terra, o grito dos jovens empenhados nas “Fridays for future” e aquele mais subjugado...

A economia do dar

A economia do dar

Chiara Lubich

«Ao contrário da economia consumista, baseada numa cultura do ter, a economia de comunhão é economia da partilha...

Leia mais...

As tirinhas de Formy!

As tirinhas de Formy!

Conheces a mascote do site Edc?

O dado das empresas

O dado das empresas

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!