Notícias do Consorzio Tassano

Notícias do Consorzio Tassano

Um tesouro inesperado

em "Economia de Comunhão - uma nova cultura" nº. 32 - dezembro de 2010

Tenho 34 anos, estou noivo, sou sócio do Consorzio Roberto Tassano, onde trabalho desde 2001 na área administrativa. Sempre me atraiu o eAndrea_Menini_ridspírito da Economia de Comunhão, que no Consorzio se procura por em prática, sobretudo no aspeto da “comunhão”, da família.
Ultimamente tive ocasião de a tornar uma experiência pessoal. Em Fevereiro, como um relampago num céu azul, sem qualquer pré-aviso, fui internado de urgência devido a fortes dores na espinha dorsal. Numa semana fiquei sem todas aquelas certezas e seguranças que  pensava que fossem a pedra angular da minha vida, isto é, não voltar a ser uma pessoas autónoma, dinámica e quase nunca parada, como todos no Consorzio sempre me conheceram.  Mas a coisa mais “estranha" (gostaria de a chamar dom ou milagre de Deus…), é que depois desse primeiro momento senti-me sempre sereno e seguro de que tudo o queme estava acontecendo era sim uma experiência minha, pessoal, mas que não seria vivida apenas por mim, porque estava seguro de que a sincera companhia dos colegas do Consorzio me teria dado força e coragem a todo o momento.

E assim foi efetivamente, não só em relação a mim, mas também com os meus familiares. Lembro-me das primeiríssimas mensagens trocadas com alguém: “Ciao, Andrea. Nós costumamos chamar ‘moedas preciosas’ aos nossos doentes, um verdadeiro ‘capital’ de troca para obter providência e graças, e tu sabes que o Consorzio tem dessas uma urgente necessidade!”. Respondi: “Espero ser como um pequeno ‘talento’ para essa moeda de troca. Deus sabe quanto confiamos n'Ele e no meu coração estou seguro que não nos abandonará. Enfrentaremos tudo em unidade, como uma pequena/grande família com um coração imenso. Um abraço…”.

Este sentir-se "um", isto é, parte de um grupo de pessoas-amigos que, para além das suas opiniões individuais diferentes, são uma grande família que enfrenta alegrias e dores em conjunto, deu-me aquela força e serenidade que nunca pensei que iria ter. Conheço o Movimento dos Focolares há quase dez anos, isto é, desde que comecei a trabalhar para o Consorzio Tassano, mas não acreditava que tinha acumulado este imenso tesouro, constituído pelo amor que durante estes meses me foi transmitido por todos através de uma simples sms ou de um caloroso telefonema ou ainda por uma inesperada visita de colegas e "chefias", que abdicaram do seu tempo precioso para o dedicar a mim”.

Por fim experimentei uma serenidade e uma segurança inesperadas sobretudo confiando-me a Chiara: no momento de suspensão e de escuridão da “ressonância magnética” foi uma grande ajuda para mim o exemplo de Chiara Luce sobre quem tinha lido na Città Nuova, que me deu a certeza de que tudo o que nos acontece é um dom, que o amor de Deus tem mil facetas e toca a nós encontrar o seu sentido e o seu objetivo.
A aventura ainda não terminou, porque as pernas ainda não andam sozinhas e sei que levará muito tempo até recuperar totalmente, mas sinto-me em boas “mãos”, entre amigos verdadeiros, numa “família” grande e unida. Vou em frente seguindo o que Deus quiser de mim, dia após dia, forte no espírito que a EdC me transmite.

Andrea Menini

Dopo LoppianoLab

Franca_LinaroL’evento LoppianoLab è stato grande, bello, completo, alto. Ho capito in un modo nuovo che l’EdC è nata per molto più che per i soli poveri, la “scusa” che ha spinto Chiara a profetare: “Nascerà un’economia nuova…”. Lo sviluppo dell’EdC nelle azioni concrete, nelle contaminazioni con le realtà umane, culturali, politiche, economiche ed ecclesiali in questi giorni a Loppiano, ha messo ancora di più in luce la attualità di quella profezia.

Gli interventi di quei giorni ci hanno prospettato nuovi, arditi traguardi tutti spiegati nel “già e non ancora”: una visione che apre gli occhi “all’oltre”, “all’invisibile”, ai disegni veri di Dio, che non sono mai piccoli e finiti, ma che per farli grandi ed infiniti richiedono il nostro contributo di collaborazione e di fede.

Se non è ardito dirlo vedo valida questa scusa anche per il Consorzio Tassano, che vent’anni fa ha iniziato a destinare gli utili per i poveri tramite il laboratorio sociale che offre un lavoro a molte persone in vario modo emarginate. Per noi il laboratorio sociale è un aspetto dell’EdC, ma non dice da solo tutta la novità che l’EdC ha portato sulla terra.

Nei piani di Dio vi era anche un apporto alla società civile, alle amministrazioni pubbliche ed alla stessa Chiesa, che oggi affronta le nuovissime problematiche degli ordini religiosi, economiche e vocazionali: ci si è ora avviati su una strada nuova, quella della collaborazione con i Carismi degli Ordini Religiosi.

Se il nostro Consorzio vedesse come sua “mission” solo il “laboratorio sociale”, se credesse di aver esaurito nei poveri tutta la sua vocazione, non avrebbe colto fino in fondo la profezia di Chiara e dell’EdC. Non ci è chiesto di essere custodi immobili e freddi di un dono, ma portatori della fiamma di un carisma che genera sempre qualcosa di più, che accoglie tutti, per innovare sé e l’altro: a Loppiano ho visto il Carisma dell’unità più che mai in azione, constatando con grandissima gioia quali e quante strade nuove l’EdC sta spalancando all’umanità e alla chiesa.
Portiamo avanti insieme nel mondo queste nuove ed affascinanti sfide.

Franca Linaro

Siga-nos:

Alessandra Smerilli

11-03-2019

Na mesa com... por Paolo Bricco - publicado em Sole24ore, 10/03/2019 Tradução de Moisés...

11-03-2019

Na mesa com... por Paolo Bricco - publicado em Sole24ore, 10/03/2019 Tradução de Moisés...

A economia do dar

A economia do dar

Chiara Lubich

«Ao contrário da economia consumista, baseada numa cultura do ter, a economia de comunhão é economia da partilha...

Leia mais...

As tirinhas de Formy!

As tirinhas de Formy!

Conheces a mascote do site Edc?

O dado das empresas

O dado das empresas

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!