A EdC, um grande sonho: o segundo dia da EoC School

Um método didático incomum: compartilhar a própria vida e os próprios sonhos. Na Mariápolis Piero (Nairóbi, Quênia) continua a EoC School.

por Lili Mugombozi

150523 Nairobi EoC School 30 ridA EdC, um grande sonho” é assunto que uniu os jovens presentes na Mariápolis Piero, Quênia, sábado 23 de maio no segundo dia da International EoC School: o número de participantes cresceu, juntaram-se ao grupo os jovens da Argentina, da Hungría, do Egito e ainda de vários outros países Africanos.

Assim que o dia começa, depois do caloroso “welcome” a quem não estava presente no dia anterior, Steven, um jovem dos Camarões, pega o microfone e diz aos seus coetâneos: “tenho um grande sonho, que não gostaria de perder de vista jamais: nunca desistir de sonhar... se eu desisto de sonhar acaba tudo para mim, e para vocês?" Entre risos e aplausos, observando do fundo da sala, intuo que estes jovens são realmente especiais. Sonham sim, mas tem projetos muito concretos e precisos em mente.

“Um grande sonho sempre nasce e permanece estritamente ligado a uma história 150523 Nairobi EoC School 20 ridpessoal... depois, as escolhas que se fazem deveriam ser uma consequência daquilo que sonhamos. Esta escola é verdadeiramente especial, quem falou nos doou não só o seu conhecimento, mas também a própria vida íntima, nos doou a si mesmo”, assim me confidenciou Christian, um jovem da República do Congo, refletindo sobre as histórias de vida pessoal de dois de seus professores: Vittorio Pelligra, italiano e Lorna Gold, escocesa.    

De fato, algo muito curioso é o método de ensino deles: contar a história da própria vida. Impressiona a consonância da experiência pessoal que os levou, com o tempo, a entender e a se tornarem pesquisadores de EdC… Ambos jovens, ou melhor, muito jovens, entusiastas com a vida, acreditam firmemente no Ideal do Mundo Unido que compartilham com muitos outros jovens do mundo inteiro e não só. Um grande sonho, portanto, nada menos que “o sonho de um Deus”, disse uma vez Chiara Lubich, exatamente a eles, os jovens. Um sonho que não perderão de vista nem mesmo quando tocará fazer as escolhas importantes da vida como, por exemplo, o curso universitário para causar um impacto na sociedade que os circunda, para realizar concretamente, -não só com palavras- uma sociedade justa, digna para todo 150523 Nairobi EoC School 16 ridser humano.

Histórias que têm um fascínio especial e um grande impacto sobre as pessoas que os escutam, tanto que Michel chega a exclamar: “gostaria de fazer meu Phd sobre a Edc, como realizar este meu sonho?”. E acrescenta: “acho que não sou o único nesta sala”.

Nasce então um profundo diálogo; professores e estudantes compartilham sonhos, frustrações, desilusões, mas também pequenas e grandes histórias de sucesso. Fala-se da crise econômica mundial e do seu impacto sobre os países em desenvolvimento, das multinacionais, da ONU, dos grandes temas como as “mudanças climáticas”, das relações internacionais. Impressiona por exemplo, o quanto os jovens provenientes da região mineira do Katanga (RDC), mostram-se conscientes do drama que os ataca diretamente, prova do quanto eles têm os pés no chão! O diálogo continuou durante um momento muito rico de conversa nos vários grupos de trabalho, ocasião fundamental do percurso destes dias.

Siga-nos:

Alessandra Smerilli

11-03-2019

Na mesa com... por Paolo Bricco - publicado em Sole24ore, 10/03/2019 Tradução de Moisés...

11-03-2019

Na mesa com... por Paolo Bricco - publicado em Sole24ore, 10/03/2019 Tradução de Moisés...

A economia do dar

A economia do dar

Chiara Lubich

«Ao contrário da economia consumista, baseada numa cultura do ter, a economia de comunhão é economia da partilha...

Leia mais...

As tirinhas de Formy!

As tirinhas de Formy!

Conheces a mascote do site Edc?

O dado das empresas

O dado das empresas

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!